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PROFESSORES PESQUISADORES

Atualizado em 10/03/16 15:56.

Alessandro Borges Tatagiba

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-Graduado em Educação pela Universidade de Tsukuba (Japão), atualmente é doutorando em Linguística pela UnB com pesquisa sobre avaliação educacional. Graduado em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e em Letras-Português pela UnB, trabalha como Pesquisador-tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e como professor da educação básica e superior. Desenvolve pesquisas e trabalhos sobre avaliações de larga escala: ENEM, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL, ANA,ENCCEJA, CELPE-BRAS. Na rede pública do DF, atua há mais de 20 anos na educação básica, da educação infantil ao ensino médio, com experiência em salas de aula, direção e coordenação pedagógica. No ensino superior, atua como orientador de trabalhos acadêmicos em cursos EaD da UnB. É membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq), do Grupo de Pesquisa Avaliação educacional para as aprendizagens e para a gestão (CNPq), do Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (CNPq), do Grupo de Pesquisa A Linguística Sistêmico-Funcional como instrumental teórico-metodológico para análise do discurso (CNPq) e do Grupo de Pesquisa SAL - Sistêmica através das Línguas PUC/SP (CNPq). 

Doutorado em andamento: Avaliações de Larga Escala ? Enem / Saeb ? e Provas Escolares: Contribuições da Linguística Sistêmico Funcional

Davi Borges de Albuquerque

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística e Licenciado em Letras - Português do Brasil como segunda língua (PBSL) pela mesma universidade. Foi Professor Cooperante da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), em Timor-Leste (2008-2009), e Professor Substituto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de 2011 a 2013. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nas seguintes subáreas: ecolinguística; contato de línguas; descrição linguística; sociolinguística; linguística aplicada. Atua também no ensino e elaboração de material didático de Português L2/LE. É revisor de textos acadêmicos e jornalísticos.

 

Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto

Pós doutora em lingüística pela Universidade de Brasila. Títulos de mestre e Ph.D.  foram obtidos na Universidade Católica de São Paulo. Professora de linguística da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de idiomas, com ênfase na semiótica greimasiana, análise do discurso, a antropologia Durandian do imaginário e Ecolinguística. As suas principais áreas de interesse são: Linguagem e imaginária, a linguagem das crianças de rua, identidade e imaginário em textos, a linguagem escrita e oral e meio ambiente (Ecolinguística) e estudos ciganos. Coordena grupo de pesquisa NELIM - Grupo de Estudo em Ecolinguística e Imaginário. Suas principais publicações incluem: 1) Em busca da Casa perdida: Vozes e imaginário de Meninos de Rua (2005); 2) Ecolinguística e Imaginário (2012); 3) Da Fonologia à Ecolinguística: Ensaios em Homenagem a Hildo Honório do Couto (2013), co-editado com Gilberto Araújo & Davi Albuquerque; 4) Ecolinguística: um Diálogo com Hildo Honório do Couto (2013); 5) Antropologia do Imaginário, ecolinguística e metáforas (2014), co-editado com Lorena B. de Oliveira e Emma Dunck-Cintra; 6) Linguística ecossistêmica & A Análise do discurso ecológica: Teoria e Aplicações (2015), co-editado com Davi Albuquerque; 7) Análise do Discurso Ecológica: ADE (2015), co-autoria com Hildo Honório do Couto e Lorena B. de Oliveira; 8) O paradigma ecológico Pará como Ciências da linguagem: Ensaios ecolinguísticos Clássicos e Contemporâneos (2016), uma antologia de ensaios Ecolinguística, co-editado com Hildo H. do Couto, Gilberto P. de Araújo & Davi B. de Albuquerque.

 

She did a post-doctorate in linguistics at University of Brasíla. The master's and Ph.D. titles were obtained at the Catholic University of São Paulo. She is professor of linguistics at the Federal University of Goiás. She has experience in the area of languages, with emphasis on Greimasian semiotics, discourse analysis, Durandian anthropology of the imaginary and Ecolinguistics. Her main areas of interest are: Language and imaginary, the language of street children, identity and imaginary in written and oral texts, language and environment (Ecolinguistics) and Gypsy studies. She is the leador of the Research group NELIM -- Group of Study in Ecolinguistics and Imaginary. Her main publications include 1) Em busca da casa perdida: vozes e imaginário de meninos de rua (2005); 2) Ecolinguística e imaginário (2012); 3) Da Fonologia à Ecolinguística: Ensaios em Homenagem a Hildo Honório do Couto (2013), coedited with Gilberto Araújo & Davi Albuquerque; 4) Ecolinguística: um diálogo com Hildo Honório do Couto (2013); 5) Antropologia do imaginário, ecolinguística e metáforas (2014), coedited with Lorena B. de Oliveira e Emma Dunck-Cintra; 6) Línguística ecossistêmica & A análise do discurso ecológica: Teoria e aplicações (2015), coedited with Davi Albuquerque; 7) Análise do Discurso Ecológica: ADE (2015), coauthored with Hildo Honório do Couto e Lorena B. de Oliveira; 8) O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos (2016), an anthology of ecolinguistics essays, coedited with Hildo H. do Couto, Gilberto P. de Araújo & Davi B. de Albuquerque.

 

Hertz Wendel de Camargo

Possui Doutorado em Estudos da Linguagem, UEL (2011); Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, UNICAMP (2006); graduações em Jornalismo (2010) e Publicidade e Propaganda (1995). Atua no ensino superior desde 2002. Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), curso de Publicidade e Propaganda. Professor do programa de pós-graduação, Mestrado em Letras, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Comunicação (PPGCOM) da UFPR. Autor do livro MITO E FILME PUBLICITÁRIO: ESTRUTURAS DE SIGNIFICAÇÃO (Eduel, 2013) - finalista na categoria Comunicação do Prêmio Jabuti 2014. Possui experiência na área de Assessoria em Comunicação, com ênfase em Produção Editorial e Direção de Arte (texto, criação e planejamento gráfico). Em produção audiovisual possui experiência em Documentários, Videoarte, Videografia e filmes de curta-metragem. Pesquisador das áreas relacionadas a Imagem, Antropologia, Consumo e Comportamento. Em seu currículo, as temáticas mais frequentes na contextualização da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Mito e Mídia / Imaginário / Cultura / Antropologia do Consumo / Imagem e Narrativas Contemporâneas (Fotografia, Cinema, Televisão, Animação, Publicidade, Jornalismo, Humor Gráfico, Jogos Eletrônicos). 

 

Hildo Honório do Couto

Doutor em linguística pela Universidade de Colônia, Alemanha (1978), professor de linguística na UnB desde 1980, passando a Titular em 1997, tendo se aposentado em 2002 e passado à condição de Pesquisador Associado. Continua ministrando aulas de ecolinguística nessa universidade e orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. Ao longo da carreira, atuou nas áreas de fonologia (em que fez o doutorado), crioulística, contato de línguas e ecolinguística. As principais publicações incluem 1) O que é português brasileiro (1986); 2) O crioulo português da Guiné-Bissau (1994); 3) Introdução ao estudo das línguas crioulas e pidgins (1996); 4) Ecolinguística: Estudo das relações entre língua e meio ambiente (2007); 5) O tao da linguagem: Um caminho suave para a redação (2012); 6) a coletânea ecolinguística O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: Ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos (2016), organizada juntamente Elza K. do Couto, Gilberto Araújo e Davi Albuquerque. Fundou Papia: Revista brasileira de estudos crioulos similares em 1990, dirigindo-a até 2010. Em 2015, criou Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL), disponível online.

 

Ph.D. in linguistics by the University of Cologne, Germany (1978), professor of linguistics in the University of Brasília since 1980, where he became full professor in 1997. In 2002 he retired, but continued as associate professor in the same university, where he teaches ecolinguistics, supervise MA and Ph.D. theses. All along his career he taught phonology (his Ph.D. is in this area), creolistics, language contact and, of course, ecolinguistics. His main publications include 1) O que é português brasileiro (1986); 2) O crioulo português da Guiné-Bissau (1994); 3) Introdução ao estudo das línguas crioulas e pidgins (1996); 4) Ecolinguística: Estudo das relações entre língua e meio ambiente (2007), 5) O tao da linguagem: Um caminho suave para a redação (2012); 6) the ecolinguistics anthology O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: Ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos (2016), coedited with Elza K. do Couto, Gilberto Araújo e Davi Albuquerque. He founded Papia: Revista brasileira de estudos crioulos similares em 1990, and was its editor until 2010. In 2015, he created the ecolinguistics journal Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL), available online only.

 

Gilberto Paulino de Araújo

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins - Campus Arraias. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Tese: O conhecimento etnobotânico dos Kalunga: uma relação entre língua e meio ambiente. Universidade de Brasília, 2014. Foco: Estudos ecolinguísticos - língua, sociedade e meio ambiente. 

 

Associate Professor at the Federal University of Tocantins - Campus Arraias. Doctor in Linguistics by the Post Graduate Program in Linguistics at the University of Brasilia. Thesis: The etnobotanic knowledge of Kalunga: a relations between language and the environment. University of Brasilia, 2014. Focus: Ecolinguistics studies - language, society and the environment.

 

João Nunes Avelar Filho

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Possui graduação em Letras (português-inglês) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor efetivo há 28 anos da Universidade Estadual de Goiás, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Ecolinguística, atuando nas seguintes áreas: Ecolinguística, Estudos do Discurso, Comunicação Verbal e Não-verbal.

 

João Nunes Avelar Filho is graduated in Language and Literature (English-Portuguese) by Universidade Federal de Uberlândia (UFU), master’s degree in Applied Linguistics by the University of Brasília (UnB) and PhD in Language and Linguistics by Universidade Federal de Goiás(UFG). Teaching experience includes languages with emphasis in Languages and Ecolinguistics, performing in the following fields presently: Ecolinguistics, Discourse Analysis, verbal and non-verbal communication.

 

Lutiana Casaroli

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística, pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, no Curso de Relações Públicas, da Universidade Federal de Goiás – UFG.Mestre (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),no qual foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Possui Graduação em Comunicação Social, Habilitação Relações Públicas, pela mesma Instituição (2006). Participa dos seguintes grupos de pesquisa:“Nelim: Núcleo de Estudos em Ecolinguística e Imaginário”, "Teorias e Estratégias Comunicacionais e de Significação" (CNPq) da UFSM e do “NPTI: Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem” (CNPq) da UFG. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na área de Comunicação Organizacional, Análise de Discurso, Estratégias de Significação,Mídia, Imagem e Imaginário.

Doutorado em andamento: Os processos de construção dos sentidos e o imaginário no discurso midiático autorreferencial do jornal ‘o popular’.

 

Doctoral candidate in the Graduate Program in Linguistics from the Federal University of Goiás."Professor at the Faculty of Information and Communication in the Course of Public Relations, the Federal University of Goiás - UFG. Master (2009) by the Graduate Program in Media Communication at the Federal University of Santa Maria (UFSM), where he was a fellow of Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES). It has degree in Social Communication, Public Relations Qualification for the same institution (2006). Participates in the following research groups: "Nelim: Study Center Ecolinguistics and Imaginarium", "Theories and Communicative Strategies and Meaning" (CNPq) of UFSM and "NPTI: Center for Research in Image Theory" (CNPq) of UFG. It has experience in Communication with emphasis in Organizational Communication area, Discourse Analysis, Significance Strategies, Media, Image and Imaginary.

Ongoing doctoral research: "Construction processes of the senses and the imagination in self-referential media discourse of the newspaper 'popular'.

 

Mabel Perttersen

Possui graduação em Letras Modernas em Português/ Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1984), especialização  Latu Sensu em Educação a Distância pelo Senac Nacional (2002) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é doutoranda pela Universidade Federal de Goiás sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto. Atua na área de linguística, com ênfase em Ecolinguística e Bilinguismo (contato de línguas, educação bilíngue e discurso e identidade bilíngue). Líder do Núcleo Multicampi de Pesquisas e Estudos em Linguagem – NumPEL (IFG), também participa do Núcleo de Estudos de Imaginário e Ecolinguística (NELIM). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) desde 2006 onde desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa.  

Doutorado em andamento: Mudança de código: uma análise dos discursos identitários entre bilíngues no contexto de línguas em contato na fronteira Brasil e República Cooperativa da Guiana sob a perspectiva da ecolinguística.

 

She is undergraduate at Federal University of Goiás in Modern Letters – Portuguese and English (1984); she is graduate in Distance Education at SENAC – National service of commercial learning – (2002), and she has a Master Degree in Letters and Linguistics at Federal University of Goiás (2006). She is currently a doctoral student at Federal University of Goiás under the supervision of Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto. She works in the field of Linguistics focused in Ecolinguistics and Bilingualism (language contact, bilingual education and bilingual discourse and identity). She is the leader of a Multicampi Language Research Group called  NumPEL at Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG) and she also participates in the Imaginary and Ecolinguistics Research Group called NELIM. She is a language teacher at IFG since 2006 where she develops activities in teaching, research and extension.

Ongoing doctoral research: Code-switching: an analysis of the identities discourses among bilinguals in contact language context of Brazil and Co-operative Republic of Guyana on ecolinguistics perspective.

 

Maria Célia Dias de Castro

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Balsas, desde 2001. Graduaou-se na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/CESBA em Letras. Fez Mestrado em Letras e Linguística na Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO e desenvolveu a pesquisa “O Aspecto das Vogais na Fala do Sertanejo da Região de Balsas-MA” (09.03.2008). Fez Doutorado em Letras e Linguística na Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO e defendeu a tese “Maranhão: Sua Toponímia, Sua História” (09.03.2012). Participou de Estágio "Doutorado Sanduíche" (PDDE - CAPES), na Universidade de Lisboa, Portugal, em 2010. Iniciou um Pós-Doutoramento em julho de 2014 e o finalizou em junho de 2015, na Universidade Nacional de Brasília – UnB, em Ecolinguística, sob orientação do Prof. Supervisor Dr. Hildo Honório do Couto. Atualmente, realiza pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Ecolinguística e Toponímia, atuando principalmente nos seguintes temas: Onomástica (Toponímia e antroponímia) - Municípios Maranhenses, Região de Balsas-MA, Sertanejo, Língua, Cultura e História.

 

Maria Célia Dias de Castro is an associate research professor at the State University of Maranhão (Universidade Estadual do Maranhão), at the university campus in Balsas, since 2001. Majored in Language and Literature at the State University of Maranhão (Universidade Estadual do Maranhão). Had her Master’s Degree in Languages and Linguistics at the Federal University of Goiás (Universidade Federal de Goiás), in Goiânia, Goiás, where she developed her research in “Vowel aspect in the backcountry speech of the Balsas Region, in Maranhão” (March 3, 2008). Had her Doctorate in Languages and Linguistics at the Federal University of Goiás (Universidade Federal de Goiás), in Goiânia, Goiás, where she defended the thesis “Maranhão: its toponymy, its history” (March 3, 2012). Participated in a program of interuniversity exchange doctorate (PDDE - CAPES) at the University of Lisbon (Universidade de Lisboa), Portugal, in 2010. Iniciated a postdoctoral program in Ecolinguistics, under the supervision of Prof. Supervisor Dr. Hildo Honório do Couto in July, 2014, at the National University of Brasilia (Universidade Nacional de Brasília), completed in June, 2015. Is presently conducting research in the field of linguistics, with emphasis in ecolinguistics and toponymy, pursuing mainly the following topics: onomastics (toponymy and anthroponymy) – Cities in Maranhão, Balsas Region, Maranhão, Backcountry, Language, Culture and History.